quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia Mundial da Voz


Numa Era dos Dias Mundiais de tudo e alguma coisa, hoje é o Dia Mundial da Voz, tão importante como a linguagem gestual para a comunicação entre os seres humanos.
Devemos ter cuidados acrescidos com ela, preservando a sua qualidade e o nosso bem estar.


Há vozes inconfundíveis como a Voz de Diogo Infante nos anúncios da BMW, ou do António Feio no anúncio da Coca-Cola por exemplo, do nosso Historiador José Hermano Saraiva... Claro, sem esquecer do nosso Duque de Bragança ou de Sua Excelência o Presidente da República Professor Aníbal Cavaco Silva...entre tantas outras vozes.


Umas mais agradáveis, outras mais estridentes (tipo Júlia Pinheiro) outras provocadoras de verdadeira repulsa e vómito (refiro-me pessoalmente ao Vosso primeiro ministro. Vosso porque eu não o escolhi e ainda tenho que o aturar... Um dia dedico um post a este personagem que não vive cá. Respeito quem goste dele e quem tenha votado nele mas tenho uma ligeira sensação que ele... bem deixa-me lá parar senão ainda sou presa...).

Pessoalmente gosto de vozes de timbre baixo, quentes e aveludadas, que transmitam paz e boa disposição, que tenham um "je ne sais quoi"...
Um bem haja a todas as vozes que por aí andam que nos fazem viajar, que nos transpõem para realidades paralelas, que nos trazem conforto, que nos fazem sonhar, rir e chorar.

Sem comentários: