domingo, 18 de fevereiro de 2007

Porco


" Kung Hei Fat Choi, Lai Ci Ta Loi"

O Novo Ano Lunar, O Ano do Porquito, parece ser um desses tempos, com guerras, confusões, revoluções e desastres, dizem astrólogos. Péssimo para casar mas, por incrível que pareça, óptimo para ter filhos. Segundo a tradição, os bebés nascidos no «Porco Dourado» terão boa sorte toda a vida e os casais chineses estão a levar a crença a sério. Já se prevê um boom de nascimentos em terras do oriente...
«O porco simboliza o germinar de uma planta, o nascimento de uma nova vida. Por isso, o Ano do Porco vai trazer novas relações internacionais, novas ordens sociais, novos regimes e governos», diz Raymond Lo, que prevê por isso «guerras regionais, revoluções e agitação que levarão à queda de governos nalguns países».

Por esta altura a festa está no seu auge em que se mantêm tradições misturadas com os cheiros de panchões acabados de rebentar e incensos acessos para que levem aos deuses as preces daqueles mais devotos. É uma grande alegria, festa por todo o lado, o riso das crianças e a sensação de não haver um amanhã, apenas o sentimento de existir o dia de hoje que é dia de festa.
Ai que saudades....


Sem comentários: