quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Rotundas




Se vais entrar numa rotunda e queres ir para a tua esquerda o que fazes?

Resposta correcta: antes de entrar na rotunda encostar à faixa o mais à esquerda possível, fazer o pisca para a visar para onde queres ir, contornar a rotunda por dentro e à medida que te aproximas da tua saída, fazer o pisca para a direita encostando calmamente até à saída pretendida.

Resposta real: antes de entrar na rotunda, não interessa a faixa em que estás, contornas a rotunda por fora, sempre e independentemente onde queres ir e nem fazes pisca, assim os outros que tenham calma porque só tu sabes para onde vais. E tu és importante porque estás na rotunda. Depois se alguém tiver a ousadia de contornar a rotunda por dentro e fazer o que está escrito em cima e se tem a lata de se pôr à tua frente, apitas com furia e abanas a cabeça ou fazes cara de interrogação. Porque só tu tens direito à rotunda naquele momento. Tu e mais alguns sortudos ou espertinhos como tu.

A mim mete-me raiva quando quero entrar numa rotunda e os que andam lá dentro não fazem pisca, obrigando-nos a ficar a olhar para eles enquanto vão para onde querem. Devem ter o síndroma dos minutos de fama frustrados, ou então são simplesmente egoístas.
Quando não estou com pressa, não ligo, mas quando tenho pressa de chegar a algum sítio isto irrita pois vivemos num país de rotundas amestradas com gente amestrada que não respeita quem também lá quer passar.

É triste. Daí haver tantos acidentes em rotundas e nem sei como não há mais.
Falta de civismo é a regra nº1, a nº2 é a esperteza saloia e a nº3 é condução ofensiva. Tudo aquilo que não aprendemos nas aulas de condução.

1 comentário:

Luis disse...

mas pisca para quê? ninguem tem de saber para onde vais.