sábado, 3 de novembro de 2007

Bolonha



"A Declaração de Bolonha preconiza um Ensino Superior tão marcante e atractivo para o mundo como o são as tradições e culturas europeias e acentua a necessidade de estabelecer, até 2010, um Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atractivo para estudantes europeus e de países terceiros."
In site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Tradução para um trabalhador-estudante:

A Declaração de Bolonha preconiza um novelo de dúvidas tão marcante e repelente para o seu mundo académico que quando dá por si, afinal ainda tem disciplinas dos 1º e 2º anos para fazer, e se não tiver a sorte de passar a tudo (o que logicamente não consegue porque a vida de um trabalhador estudante não é fácil), vê-se num novelo tal que para completar o seu ensino superior com vista a uma licenciatura, o melhor é começar tudo de novo tal são as modificações feitas ao seu curso, deitando fora tudo o que já estudou e todas as disciplinas que já passou. É duro!

É bom para quem almeja ir lá para fora para a nossa União Europeia trabucar... e quem não vai? Tem que levar com o "pastel" na mesma. Não é justo...

"A participação de Portugal na construção do Espaço Europeu de Ensino Superior é vital para o desenvolvimento do País."

Deve ser deve. Não estou a ver isso. O que vejo é que as licenciaturas ficaram desprestigiadas. Reduziram o número de anos para três mas aumentaram a carga anual aplicando mais disciplinas semestrais. É cansativo e martirizante.

Este é o meu calvário... O Bolonha, mais conhecido pelo "Bolonhesa" que é como ficamos picadinhos no meio desta grande confusão. A figura acima ilustra bem como fica o nosso cérebro... Não digo que depois de estabelecido não seja melhor do que antes existia, mas quem está a apanhar agora com as mudanças até se passa...

1 comentário:

Sorrisos em Alta disse...

Deve ter caído mesmo mal a bolonhesa, para andares tão caladinha...

;o)