domingo, 20 de maio de 2012

O medo bloqueia

Paralisa. Tira-nos o chão, as paredes, o telhado, as janelas, o ar. Esconde caminhos. Abafa oportunidades. Não deixa falar o coração e nem tão pouco a razão. Esta é enganada, fica confusa e turva ao menor sinal do que nos provoca o medo ou medos. 
É uma reação típica ao desconhecido. Uma reação que nos coloca num certo nível ilusório de segurança. Num certo nível anterior àquele sentimento ou situação que nos dá medo.
O trabalho mais difícil é lidar com o medo, observá-lo, percebê-lo, compreendê-lo e ultrapassá-lo. Contornando todo e qualquer obstáculo ou barreira que esse medo ou medos nos impõem.
Como somos aquilo que pensamos e co-criadores da nossa realidade, a sensação de medo e a forma como lidamos com isso é importante na nossa evolução pessoal e espiritual.
Quantos de nós deixámos de fazer coisas por Medo das consequências do desconhecido? Quantos de nós evitámos situações por Medo?
Não falo em perigos que ponham em causa a nossa vida ou a nossa integridade física. É óbvio que não me vou atirar de um penhasco sem para quedas para superar o meu medo de alturas (por acaso não tenho medo de alturas)... não é desse medo que me refiro. Até porque podia magoar um bocadinho quando chegasse ao chão. Bom, dependeria da altura do penhasco. Mas penhasco que se chame penhasco é alto, íngreme e cheio de escarpas e de certeza que provocava mais do que umas simples nódoas negras e arranhões.
Refiro-me ao medo de viver a vida, de agarrar oportunidades, de ir atrás daquele Sonho, ou daquele Amor. Lutar por aquilo que se quer. Aproveitar oportunidades. Revelar-se. Deixar-se ir...e deixar fluir as coisas sem tentar controlar muito.
O Medo bloqueia porque nos impede de viver tudo aquilo que o Universo nos dá, porque nos coloca na tal fase anterior, naquele impasse e o problema é o depois. Os "ses" que temos na nossa vida. Quem não os tem?
Vamos lá viver a nossa vida sem medos :)



Sem comentários: