quinta-feira, 31 de março de 2011

Público


Li isto no jornal "Público":

"O Cristo Rei, em Almada, e a Torre dos Clérigos, no Porto, vão juntar-se à iniciativa internacional “Light It Up Blue” e iluminar-se de azul amanhã e sábado para assinalar o Dia Mundial do Autismo."

Pena que esta iniciativa seja só por 2 dias e apenas iluminar monumentos em todo o mundo, quando em vez de monumentos é necessário iluminar muitas mentalidades que andam por aí.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Censos


Quem já preencheu os censos online sem problemas e os enviou rapidamente e sem espigas, é uma pessoa afortunada... mesmo muito afortunada!
Por este lado demorou-se quase uma hora em que grande parte desse tempo era para se mudar de página e para se enviar o raio do formulário. Uma hora meus amigos, em que podia estar a fazer coisas mais interessantes...

domingo, 27 de março de 2011

Hora do Planeta

Por cá aderimos, mas já é a segunda vez que calha em horas de jogos de futebol que a malta quer de ver.


sábado, 26 de março de 2011

Leões Chineses ou Cães de Fu

Os Cães de Fu, também conhecidos como Cães de Buda, Leões chineses ou Leões coreanos, são poderosos animais míticos que têm sua origem na tradição budista. Na medida em que os chineses empregam o termo 'Fo' para se referir a Buda, pode-se falar também de "Cães de Buda".
Foram introduzidos com o budismo, como defensores da lei e protectores dos edifícios sagrados.
Os seus olhos estão sempre abertos com um olhar feroz pretendendo transmitir protecção contra maus espíritos que queiram violar a tranquilidade do lugar. O animal é símbolo de energia e valor.
São protectores do lar, da família e também são utilizados para afastar os maus espíritos.
O macho segura uma bola, esfera ou mundo e a fêmea uma cria.
A bola na garra do macho simboliza o domínio do proprietário sobre o mundo e sobre o seu reino. A fémea segurando uma cria mostra o instinto de protecção maternal de todas as mães.
Normalmente são colocados à porta de casa, o macho do lado esquerdo e a fémea do lado direito.

Afirmação que se relaciona com eles: "Coragem, soberania e força protegem esse ambiente".

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primavera



Chegou a Primavera!
Manhãs frias e tardes quentes. Tempo ameno e agradável.
A altura do ano que eu mais gosto.
Agora resta tirar a poeira da roupita mais leve e, este ano, apostar mais em vestidos e saias. É que já não há quem aguente calças, vestidos de malha, camisolas de gola alta, malhas, botins e botas altas.

Nota: Hoje o gatinho não estava à porta do café.
:(

domingo, 20 de março de 2011

Black Cat


A história de vida do gato preto é impressionante. Adorado por uns, sacrificado por outros, o gato preto sobreviveu a tudo apenas para reclamar o lugar que mais gosta de ocupar: um sítio quente, junto à janela.

As superstições acerca dos gatos nasceram desde cedo. Um dos primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de prestarem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga em todo o lado, a verdade é que havia uma legião de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobrepopulação terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.

Tirado daqui.

Isto tudo para dizer que até há pouco tempo tinha muito respeitinho se algum cruzasse o meu caminho. Fazia logo figas.
Hoje há um perto do café onde bebo o meu cafézinho de manhã. É lindo, meiguinho e gordinho.
Amanhã, já sei que vou vê-lo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Música do Dia

Esta música tem-me acompanhado o dia todo. Quando digo o dia todo, é mesmo o dia T-O-D-O.
Até me arrepia.
Adele - Rolling in the Deep
Enjoy:



"We could have had it all,
Rolling in the deep,
You had my heart inside of your hands,
And you played it to the beat."

quinta-feira, 17 de março de 2011

Full Moon


No próximo sábado vai ser possível observar a maior lua cheia dos últimos 18 anos. A lua cheia vai estar mais perto da Terra no próximo sábado, como já não estava há 18 anos, 6 530 quilómetros mais perto do que é habitual. O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado de perigeu e explica-se por a sua órbita não ser circular, mas sim elíptica.

O fenómeno da «Super Lua», como é conhecido, acontece quando está mais perto do que é normal, dentro da sua órbita, e quando ao mesmo tempo é lua cheia.

Apesar de existir uma relação entre as fases da lua cheia e nova e as actividades sísmicas, os cientistas negam que o sismo que ocorreu no Japão possa estar relacionado com a «Super Lua». Na Internet circulavam teorias de que o sismo seria consequência deste fenómeno.

Tirado daqui.

:) Kiss, Love & Light

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pensamento do dia


O seu mundo interno é como um jardim: arranque as ervas daninhas da dúvida e no seu lugar, plante sementes de esperança.

Acredito realmente que dias melhores virão.
Se não vierem, ao menos a Primavera está aí à porta. Valha-nos isso... o bom tempo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Curiosidade


Curiosidade do Dia:
O sismo no Japão alterou o eixo da terra cerca de 16,5 cm, encurtou o dia (cerca de 1.8 milionésimos de segundo) e o país está mais perto 4 metros da América.

O Mundo está a mudar, independentemente dos PECs, das paralisações das empresas de transporte, das Greves do Metro, CP ou Carris. Independentemente das vitórias do Porto e derrotas ou empates do Benfica. Independentemente da gaivota ou pombo que todas as manhãs está em cima da cabeça da estátua do Marquês de Pombal.
Independente de tudo, a mudança está aí para quem está atento e para quem não está nem aí para isso.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Polítiquices


Ora, se há coisa que eu deixo é que brilhem ao meu redor.
Permito não ser vista ou notada. Permito que outros brilhem e estejam debaixo das luzes dos holofotes.
Porquê?
Porque se me puser muito a jeito põe-me as patas em cima e abafam-me logo, uma vez que não pertenço a "núcleos".
Como não pretendo ficar por estas paragens muito tempo, aproveito e não fazendo ondas, vou bebendo da experiência que este emprego me dá. Não estou resignada, apenas em pausa até melhores oportunidades surgirem.
Assim, não entro em conflito e não puxo invejas. Algo muito comum por estes lados, já que a inteligência não impera por aqui, acabam invejando tudo e mais alguma coisa dos outros.
Enfim! Adiante na conversa:
Ora, eu tolero muita coisa por aqui. Tolero ao ponto de me dar nós no estômago. Tolero até a um certo ponto.
Hoje, numa reunião em que constatávamos que o país está mal e que é preciso mudar as coisas, uma colega "iluminada" do alto da sua sabedoria contra-respondeu com uma pergunta do género: "Vai votar em quem? O "fulano" do outro partido se ganhar não vai fazer nada, ou acha que vai?".
Ao que respondo do baixinho da minha inteligência: "Não lhe vou dizer em quem vou votar, mas as coisas têm que levar uma volta, com ou sem os fulanos que lá andam..." .
Cada um sabe de si e vota em quem quer... ou não vota.
Já sei que votou no menino que por lá anda e agora ele cortou-lhe o ordenado. Anda danada com tudo e com todos.
A mim não me cortou nada porque recebo pouco, apenas deixei de receber o Abono de Família, o que aceitaria melhor se não existissem ordenados proibitivos para os gestores que por aí andam...
Enfim!
Politiquices!
Isto é só um mero desabafo! Um mero...desabafo!


domingo, 13 de março de 2011

I Love You


É possível que, quando duas pessoas se encontram, exista uma vontade enorme de proferir a palavra "Amor".
O Amor tem diversas formas e não tem que ser a forma mais comum que vemos em todo o lado. Nos vizinhos do lado, nos pais, nos primos ou tios.
O Amor é superior a catalogações e definições. É o que nos faz mover. Não é o dinheiro, poder ou sucesso profissional. No fundo é o Amor. Aqueles que se viram para essas outras energias, são pessoas que se sentem vazias de Amor. Até podem estar rodeadas de Amor mas não receptivas a recebê-lo.
Se fizéssemos mais coisas baseadas no Amor, o mundo não estava da maneira que está.

sábado, 12 de março de 2011

House versus Grey


Ando a ver de uma assentada, episódios da última série ora do Grey´s Anatomy ora do House.
E ando Feliz!
Estou a gostar destas últimas temporadas.
O House é já um clássico para mim, vê-se sempre muito bem, agora o Grey´s Anatomy consegue sempre agarrar-me ao ecrã com as suas múltiplas histórias dos seus múltiplos personagens. Já ri e chorei com determinadas situações retratadas.
Como é muito difícil escolher entre estas duas séries, lá vou vendo alternadamente cada uma.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Japan Earthquake Catastrophe


Hoje não me ocorre mais nada para dizer enquanto estou vidrada nas notícias da CNN.
Estes casos dão-nos uma sensação de impotência e mostram ao Homem como este pode ser tão vulnerável.
Há quem diga que é necessário haver estas catástrofes para que o Homem abra a pestana, para que tome consciência do mundo em que vive.
Há quem diga que é um grito de ajuda do planeta e que este necessita de respirar e de se restabelecer das acções do Homem.
Há quem diga que é o início do final dos tempos e o início de uma nova era e que mais catástrofes destas virão... enfim, seja como for, sinto-me sempre triste quando estas coisas acontecem.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fim do dia


Sabem quando estamos com aquela enorme vontade de largar tudo e vir a correr para casa?
Aquela vontade de chegar a casa, tirar a roupa, a maquilhagem, tomar um belo banho e vestir o belo do pijamal.
Aquela vontade de nos atirarmos para cima da cama e vermos episódios de séries que gostamos até à hora de jantar... Sabem?
Pois eu hoje estou assim.
Antes que me fuja essa vontade vou já satisfazer esse meu desejo.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Pequenos nadas


As nossas vidas são repletas de pequenos nadas que todos juntos são muito de tudo e que, por não estarmos conscientes disso, não tomamos nota do quão preciosos são esses nadas.
Um pôr do sol, um raio de luz, uma lua cheia ou não, um brilho de estrelas, um sorriso, uma cortesia, um silêncio, uma conversa, uma gargalhada, tudo até ao mais ínfimo pormenor que por mais insignificante que se apresente aos nossos olhos, é um tesouro incomensurável.
Viver é isso mesmo. É estar consciente desses pequenos nadas nos nossos dias e dar-lhes o valor que merecem.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher



Enquanto desfruto este dia num "dolce fare niente", sentada no sofá de portátil ao colo, dou comigo a ver um programa que mostra que uma grande percentagem de mulheres sente-se atraída por homens casados ou comprometidos. Não me considero nessa percentagem, pois na altura em que namoriscava e se encontrasse alguém que fosse casado ou namorasse com alguém, eu mantinha a minha distância. Sempre com o lema:" Não faço aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim". E é esse lema que me acompanha até hoje. Se estou com alguém é porque tenho sentimentos para com esse alguém e se me apetecer procurar algo mais fora desse relacionamento, mais vale acabá-lo do que viver em mentiras e enganos. Mas cada um pensa como pensa e este é o meu ponto de vista.

Há medida que o programa foi avançando e para além de outros problemas que essas mulheres demonstram, olham para um homem casado ou comprometido como se fosse uma competição, um jogo. Não pensam que podem causar infelicidade nos outros e nelas próprias. Ora se gostam de competição e jogos façam desporto. É mais saudável.
A questão dos sentimentos é mais delicada. Mas se fizéssemos sempre tudo o que sentíssemos estaríamos a anos de luz da nossa própria evolução.
Mas este assunto é daqueles que poderia escrever sobre ele ao longo de muitos dias, pois há muitos lados e aspectos a considerar e, cada caso é um caso. Não quero dizer o que é certo e errado. Não digo o que deve e não deve ser feito. A beleza do mundo que nos rodeia é essa mesmo, é cada um ter a sua opinião e a sua forma de pensar. "Se todos gostássemos do vermelho, o que seria do amarelo?"
Mas lá está, este é apenas um ponto de vista.

E hoje estou aqui para enaltecer o valor das mulheres que é enorme, porém muitas vezes esquecido.

Feliz Dia da Mulher para todas as mulheres!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Companhia


Cada vez menos as pessoas fazem "companhia" uma às outras. Num egoísmo crescente justificado pela falta de tempo. Porém, esquecem-se que não somos eternos nesta vida, noutras vidas talvez, mas nesta não.
Aborrecida? Talvez.
Dedico grande parte do meu tempo, que não é meu, aos outros. Mas vejo poucos a fazer o mesmo. Muito poucos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

TPM


Hoje estou com um humor de cão sarnento. Desconfio que espumo e arreganho o dentito e tudo quando alguém me quer dirigir a palavra ou até mesmo quando alguém olha na minha direcção...
E porquê?
TPM meus amigos! TPM!
Logo vou ver um filme a ver se me animo e me acalmo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Futuro


O futuro não pode ser previsto, mas pode ser inventado. É a nossa habilidade de inventar o futuro que nos dá esperança para fazer de nós o que somos.
(Dennis Gabor)

Por isso é que estou seriamente a pensar em refazer o meu caminho para um outro futuro que não este que prevejo agora. Custa muito dar determinados passos para o desconhecido, entre o receio e a atracção acompanhada pela ansiedade de encontrar uma nova realidade que não esta.
Sou mesmo um bichinho inconstante.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Frase do dia


Após a tempestade vem sempre a bonança e como tal aqui vai uma frase inspiradora, para quem estiver a passar por dificuldades.
Hoje sinto-me mais positiva, pois ontem o mundo desabou na minha cabeça. Foio que me pareceu tal o peso e a pressão que senti.

"Aprenda a observar todas as cenas da sua vida do alto, como um observador de si próprio e de tudo o que o rodeia, e será fácil encontrar as soluções".

terça-feira, 1 de março de 2011

O azar persegue...


... esconde-se à espreita!
Não, não vou cantar a música dos Xutos & Pontapés mas gostaria muito fosse apenas mais um devaneio meu e das minhas luas.

Ora bem, analisemos os factos nus e crus:
Um carro avariado cujo valor do arranjo é para lá de absurdo (quase que dava para o vender ao mecânico), o outro carro alvo de roubo na noite passada (falo de peças. Roubaram uma peça que ascende à módica quantia de meia centena de euros e que ainda por cima é algo difícil de arranjar. Daí o roubo).
Fuga de gás no prédio e há pouco fiquei a saber, depois da visita de um pseudo-técnico que tenho uma fuga de gás dentro de casa e que se não arranjar o tubo fico sem gás ou lá o que é.
Ora bem, sem gás já estou eu, por isso tive que me lavar à gato (praticamente). Amanhã devo ir ao ginásio e tomo lá banho.
Entretanto faço figas para que amanhã me liguem a trampa do gás (perdoem-me o francês) porque eu sem os meus banhinhos de água quente não me oriento.

Bom, o melhor será ir para um cantinho e respirar devagar, apagar as luzes e não fazer barulho para ver se este dia passa depressa, porque se amanhã não for melhor, ainda me vêem no telejornal a fazer uma loucura qualquer. Já que a minha sanidade mental está seriamente posta em causa.